
Área de atuação
Psicogerontologia
É a junção dos conhecimentos da Psicologia com a Gerontologia, ramo da ciência que estuda o processo de envelhecimento de forma interdisciplinar, ou seja não apenas médico, mas sim psicológico, social, histórico e econômico.
Que estamos vivendo mais, isso é fato, e estudar esse fenômeno é essencial para que além de viver mais, possamos viver melhor.
Envelhecer bem, de forma saudável e ativa, é um grande desafio para os profissionais. O que temos certeza é de apenas uma coisa, envelhecer bem é um conjunto de fatores biológicos e sociais. Não temos como garantir uma boa velhice, porém quanto mais nos prepararmos para ela, melhores as chances de tudo correr da melhor forma possível.
Gestalt Terapia (Gestalt terapy)
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Psicoterapia (Psychotherapy)
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Minha abordagem
Para contextualizar, a Gestalt-Terapia surgiu em 1951, fundada por Fritz Perls, mas ganhou força na década de 60, nos Estados Unidos, em um movimento de contra-cultura, com o objetivo de ser anti-intelectualista, anti-racionalista, anti-mecanicista, anti-explicativa e anti-determinista, bem diferente das psicoterapias disponíveis, sendo revolucionária para o cenário da época. Em um momento em que se dava mais valor à razão, ao intelecto, que se entendia o funcionamento do homem com uma visão mais determinista ou biológica, em que o foco do tratamento era a doença ou o sofrimento.
A Gestalt-terapia vem cada vez mais conquistando seu espaço e hoje já é considerada uma das principais abordagens da Psicologia. E algumas pessoas têm me perguntado sobre ela! Por isso, vou falar um pouco sobre essa abordagem que é minha grande paixão. Nela que me baseio para formar minha visão de homem e de mundo e que utilizo como método de trabalho.
Ela surgiu com uma visão mais integrada de homem e de mundo, valorizando sensações, sentimentos e emoções, focando no campo/meio/ambiente, enfatizando as relações, o contato, a conscientização organísmica e não mais a racional, com mente e corpo como uma unidade, sem cisão,e com foco na saúde e no crescimento.
Isso se deu pois a Gestalt-terapia possui uma visão holística de homem e de mundo, enxergando-os como um todo, em relação, onde um afeta o outro o tempo todo, integrados, sem essa cisão entre mente e corpo já citada, onde o sentir, o pensar e o agir precisam estar em congruência, em sintonia, sendo confirmados e respeitados pelo sujeito para que haja saúde.
